Ei, vamos falar sobre o futuro do trabalho remoto neste mundo pós-pandemia! Foi uma jornada e tanto, não foi? Quem diria que estaríamos todos arrasando com o visual de moletom e chinelos enquanto trabalhávamos duro das nossas salas de estar?
Mas falando sério, o trabalho remoto foi um verdadeiro divisor de águas para muitos de nós. Quer dizer, consegue imaginar voltar àquele trânsito matador todas as manhãs? Não, obrigado! Trabalhar em casa nos deu a liberdade de realmente ter uma vida fora da rotina massacrante do escritório.
E não podemos esquecer da grana que estamos economizando em gasolina, roupas caras para o trabalho e saladas superfaturadas daquela cafeteria triste lá embaixo. É como ganhar um aumento sem nem mesmo pedir!
Agora, eu sei o que você está pensando – “Mas e as distrações em casa? Como posso me manter focado com meus filhos/animais/Netflix constantemente disputando minha atenção?” Ponto justo, meu amigo. Mas deixe-me contar, assim que você pegar o jeito das coisas, você vai se tornar uma máquina de produtividade.
A chave é criar um espaço de trabalho dedicado, mesmo que seja um cantinho aconchegante no seu quarto. Trate-o como seu próprio oásis de escritório particular, completo com fones de ouvido para cancelar ruídos e uma placa de “Não Perturbe” para quando você realmente precisar se concentrar.
E vamos ser sinceros, não há nada como rolar da cama direto para o seu dia de trabalho, ainda de pijama. É como viver o sonho, meus amigos.
Mas espere, tem mais! O trabalho remoto abriu um novo mundo de oportunidades para as empresas acessarem um pool de talentos global. Não mais limitando sua busca a candidatos dentro de um raio de 25 quilômetros.
Claro, nem tudo é um mar de rosas. Definitivamente existem alguns desafios que vêm com essa coisa toda de trabalho remoto. Como, por exemplo, você mantém aquele senso de camaradagem em equipe quando todos estão espalhados por diferentes fusos horários? E nem vamos começar sobre o temido cansaço do Zoom.
E não nos esqueçamos da importância de estabelecer limites. É muito fácil deixar o trabalho invadir sua vida pessoal quando seu escritório está a apenas alguns passos do seu sofá. Confie em mim, você não quer se tornar a pessoa que responde e-mails às 2 da manhã porque simplesmente não consegue desligar.
Então, qual é o veredito? O trabalho remoto está aqui para ficar neste mundo pós-pandemia? Pode apostar seu moletom que sim! As empresas viram os benefícios – funcionários mais felizes, custos indiretos menores e acesso aos melhores talentos de todos os cantos do globo. É uma situação ganha-ganha-ganha.
Mas vamos ser realistas, não é uma solução que serve para todos. Algumas indústrias e funções simplesmente não foram feitas para a vida remota. E mesmo para nós que prosperamos em nossos home offices, um pouquinho de interação presencial nunca fez mal a ninguém.
É por isso que os modelos híbridos, onde os funcionários dividem seu tempo entre o escritório e suas casas, estão se tornando a sensação. É o melhor dos dois mundos – a flexibilidade do trabalho remoto combinada com o ambiente social de um escritório.
Então, seja você um trabalhador remoto fanático ou um guerreiro híbrido, uma coisa é certa: a maneira como trabalhamos foi para sempre transformada.